O Colégio Americano de Cirurgiões (ACS) foi fundado com o propósito de aprimorar o cuidado de pacientes cirúrgicos, e desde então firmou-se como líder no estabelecimento e manutenção do mais alto padrão da prática cirúrgica na América do Norte. Dentro desse foco, o Comitê de Trauma do ACS criou, em 1978, o ATLS®, sigla correspondente a Advanced Trauma Life Support ou Suporte Avançado de Vida no Trauma (SAVT), em português. A elaboração do curso baseou-se na premissa de que o atendimento médico apropriado e oportuno pode melhorar significativamente o prognóstico dos pacientes traumatizados.
O ATLS não apresenta novos conceitos no campo do cuidado ao paciente traumatizado, pelo contrário, ele ensina métodos de tratamento estabelecidos e reconhecidamente efetivos. Uma abordagem concisa e sistemática ao cuidado imediato no trauma é a marca registrada do ATLS. O curso apresenta conhecimentos e técnicas compreensíveis e facilmente adaptadas às necessidades em questão. As habilidades descritas representam uma forma segura e efetiva de realizar cada técnica, contudo o ACS reconhece que existem outras abordagens aceitáveis.
Metas do programa:
O ATLS fornece métodos seguros e confiáveis para o tratamento do paciente traumatizado e conhecimento básico necessário para:
  • Avaliar a condições do paciente rapidamente e com acurácia.
  • Ressuscitar e estabilizar pacientes de acordo com prioridades estabelecidas.
  • Determinar se as necessidades do paciente excedem os recursos do hospital ou a capacidade dos médicos.
  • Preparar adequadamente para transferência inter ou intrahospitalar do paciente.
  • Assegurar que ótimo cuidado é oferecido e o nível de cuidado não se deteriora em nenhum momento durante a avaliação, ressuscitação ou transferência.
fonte: http://www.medlearn.com.br/index.php/atls-introducao/
 
 
 Algo sobre ATLS para Ivam Evaldo Kussler retirado da web por Marco
Ivan Evaldo Kussler sem fins promocionais fontes citadas